Compras no varejo

Como escolher os principais KPIs para o varejo

O que significa ter um negócio de varejo baseado em dados? As empresas de varejo dependem muito dos seus números. O sucesso ou o fracasso de uma empresa em um mercado superlotado e complexo depende da capacidade da sua empresa de atingir as metas, controlar o estoque de maneira eficaz e manter as vendas, e sem sombra de dúvidas os dados são o seu maior aliado para alcançar uma gestão de alto nível.

Pequenas mudanças. Grandes impactos.

Pequenas mudanças na estratégia podem criar grandes impactos nos resultados financeiros. Nenhum setor supera as ondas de tendências mais do que o varejo. Considere a proeminente marca de moda norte-americana J. Crew, bem conhecida no mercado a fora. No início dos anos 2000, J. Crew alavancou seu nome no mercado de moda feminina em todo o país com seu custo mais baixo assumindo a moda de luxo. Era como se os consumidores não enojassem de lantejoulas, golas com babados ou bijuterias grossas.

Hoje, a empresa está lutando contra uma queda cada vez maior nas vendas, uma carga pesada de dívidas e uma mudança na liderança da empresa que faz com que o setor de varejo se pergunte se este é o fim de uma das marcas mais procuradas e reconhecidas.

Apenas uma estratégia abrangente baseada em dados pode ajudar as empresas de varejo a responder às mudanças de tendências de forma proativa para garantir que fiquem à frente da curva e não sejam preteridas e deixadas para definhar. Os dados não são apenas números gerados por operações. Em vez disso, é o fundamento lógico por trás de toda a direção de uma empresa.

Promover um ambiente baseado em dados significa monitorar e medir tudo, e vasculhar essas informações para determinar o que está funcionando e o que não está. E sem as ferramentas certas para traduzir esses dados, o trabalho pode se tornar algo humanamente impossível e totalmente inviável.

Escolha os principais KPIs para sua empresa de varejo

Os Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators) vão variar de acordo com cada negócio, departamento e momento da empresa. Um primeiro passo crítico nessa jornada para se tornar orientado por dados é determinar os KPIs mais importantes para sua empresa de varejo.

Etapa 1: determinar quais métricas são mais importantes

A primeira etapa na jornada para a otimização baseada em dados é determinar quais métricas você deve monitorar. Em outras palavras: que perguntas você precisa responder?

Pense nos dados que compõem o seu BI como consistindo de fatores de causa e efeito. Esses dois fatores são indicadores antecedentes (causa) e indicadores defasados ​​(efeito).

De acordo com o Gartner, 80% das empresas ao redor do mundo medem apenas seus indicadores de atraso. Em outras palavras, eles não sabem o que impactou seus resultados ou o que mudar para melhorar no futuro. O caminho para desbloquear o insight completo é medir os indicadores de avanço e atraso.

Definir as métricas que mais importam para a estratégia da sua empresa evita a sobrecarga de informações e garante que os funcionários estejam focados nos KPIs mais críticos. Essa primeira etapa importante é geralmente onde vemos as empresas mais se esforçando. Muitos tentam se concentrar em muitas métricas diferentes, sem focar naquelas que realmente importam. Além disso, o desejo das empresas de aproveitar o big data está aumentando, mas a maioria não tem certeza por onde começar com um projeto de big data.

Etapa 2: determine seus objetivos

Nosso melhor conselho é começar com seus objetivos ou os principais resultados que determinam seu sucesso. Depois de conhecê-los, você pode trabalhar seu caminho de volta para uma estratégia, esclarecendo as atividades que têm o maior impacto no alcance dessas metas. Com o objetivo em mente, fica mais fácil filtrar os dados importantes dos não tão importantes. Algumas perguntas para ajudá-lo a começar são:

Como os fornecedores e distribuidores escolhidos afetam as taxas de rotatividade em seus locais?

Como cada lançamento de novo produto afeta as vendas das linhas de produtos existentes? É o mesmo em todos os locais?

Você está mantendo mais estoque disponível do que o necessário? Como você pode reduzir seus requisitos de estoque?

Onde estão os ruídos em sua cadeia de suprimentos? Você pode aplicar o que sabe sobre a cadeia de suprimentos de um local para corrigir problemas em outro local?

Você pode distribuir a mão de obra de maneira mais eficiente entre suas localidades?

As perguntas criam perguntas durante este processo de determinação dos KPIs certos. Frequentemente, as respostas a uma pergunta levam a outras perguntas sobre por que os números são o que são. A plataforma analítica certa o ajudará a se aprofundar nos detalhes para revelar o porquê do quê.

Bônus: principais KPIs do varejo

Okay… falamos que os principais KPIs do varejo vão depender das particularidades do seu negócio e do seu momento de gestão atual, mesmo assim, separamos alguns dos indicadores mais utilizados tanto pelos nossos clientes quanto no mercado varejista em geral, e provavelmente eles estarão em alguns dos seus dashboards. Mas lembre-se que há muitos outros KPIs e é você que estipulará qual informação é prioridade para o bom acompanhamento do seu negócio, se orientando através das etapas 1 e 2, vistas acima.

Faturamento

Aqui é o KPI que pode ser visto em qualquer negócio, e trata-se de todos os ganhos obtidos pelas vendas da empresa. Mas tome cuidado! Ver um aumento de faturamento não significa que você esteja lucrando mais. Como exemplo, imagine que você vê uma alta de 15% nesse indicador, mas você percebe que outro indicador está em baixa, o “volume de vendas”. Como você teve maior faturamento se o volume de vendas diminuiu? Simples, o faturamento pode ter aumentado pois a inflação alavancou os preços do produto, então o produto está mais caro e é por isso que os números estão mais altos.

Volume de vendas

Como visto acima, o faturamento sozinho não diz muita coisa, você pode ter faturado mais, sem necessariamente vender mais, da mesma forma que pode ter maior volume de vendas e não aumentar o faturamento, já que os preços variam. Também olhar o volume de vendas por região, loja ou linha de produto mostrará onde seu varejo está mais se destacando e quais são os pontos de melhorias.

Ticket médio

Trata-se do faturamento divido pelo volume de vendas, é aqui que veremos de fato o resultado das ações comerciais.

Mix de produtos

É a quantidade de diferentes produtos vendidos dentro de determinado período. Com esse indicador em mãos, o gestor sabe quais são os produtos que performam mais e quais performam menos para assim buscar o sortimento ideal.

Vendas por canal:

Aqui é a relação entre as vendas por canal e o faturamento total da organização. Saber se está vendendo mais no e-commerce ou em uma loja na região sul é fundamental para realinhas sua estratégia comercial.

Ruptura de estoque

A temida ruptura é o valor ou quantidade que se deixou de vender por falta de mercadoria. A loja tinha tudo para vender tal produto e não vendeu por erro de registro no estoque, falha no sistema, equívoco ao prever a demanda de clientes ou qualquer outro motivo que leve a falta. Logo esse indicador mostra o quão eficiente é o controle e reposição do estoque de cada loja.

Rumo ao Varejo Data Driven

Monitorar os KPIs certos é apenas a primeira de várias etapas na construção de uma organização de varejo baseada em dados, mas cada etapa posterior depende desses números para o sucesso. Decisões ruins são o resultado direto de dados ruins, então escolha seus KPIs com cuidado.

Quais áreas de seu negócio são mais críticas para seu sucesso e como um melhor entendimento das métricas pode fornecer melhores resultados para sua empresa?

Como escolher KPIs para o varejo?
Como escolher KPIs para o varejo?

Veja também

5 passos para o Varejo Orientado a Dados

Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.
Autor: Kasper Shik Thomsen