Distribuidora Medeiros

Medeiros automatiza a entrega de relatórios e usa mapas de calor para monitorar sua operação com o TARGIT.

Sobre a empresa

A distribuidora Medeiros foi fundada em 2000 na cidade de Bacanal, onde os fundadores viram uma oportunidade de suprir uma demanda reprimida no setor de frios e congelados na região. Hoje a marca é um dos principais players de Distribuição e Atacado no estado do Maranhão e Piauí, atendendo cerca de 430 cidades, alcançando cerca de 95% da população do Maranhão, 91% da população do Piauí e com mais de 20 anos de experiência no mercado.

Desafios

•A criação de relatórios não era feita em um tempo hábil.

•Os dados extraídos e distribuídos em relatórios divergiam muito e não eram confiáveis.

•Os funcionários tinham que preparar relatórios individualmente para verificar anormalidades ou problemas.

Como ajudamos

•TARGIT reduziu o tempo de processamento e criação de análises para a gestão operacional e estratégica da empresa.

•A empresa aprimorou a sua capacidade de acompanhamento da sua operação, possibilitando o monitoramento dos seus resultados de forma automática e em tempo hábil, por região.

•A empresa desenvolveu uma cultura de dados aprofundada, tomando decisões de forma rápida e baseada em dados atualizados em diversas áreas


A jornada da Medeiros rumo a uma cultura de BI

A matemática é simples, uma quantidade massiva de dados, com poucas pessoas para formatá-los, somados a um tempo curto de processamento desses dados é igual a informações desatualizados e pouco controle da sua operação. Indo além da capacidade humana, somente um software que consiga extrair dados de diversas fontes, organizá-los e redistribui-los em análises pertinente para cada gerente, diretor ou líder, é capaz de dar nas mãos de quem precisa o verdadeiro poder de ação para maximizar os resultados da empresa. Vide o BI.

Você se impressionaria ao saber quão comum empresas com operações massivas, e grande renome na sua região, ainda não aderiram a ferramentas de BI e trabalham de forma rudimentar quando falamos em dados. Utilizar o Excel para criar relatórios de acompanhamento e para tomar decisões estratégicas não é mais uma opção para operações que geram uma enorme quantidade de dados diariamente. Simplesmente não há mão de obra humana que consiga lidar com tanta informação em um tempo hábil.

A Distribuidora e Atacadista Medeiros era uma dessas empresas, com mais de 19 anos no mercado e atendendo 430 cidades no Maranhão e Piauí, é de se imaginar que a operação da empresa não é pequena. A Medeiros sofria com a geração de relatórios para sua equipe de vendas, seus supervisores e seus diretores. Relatórios simples levavam muito tempo para serem criados e os dados muitas vezes não eram tratados da forma correta, apresentando muitas divergências entre eles.

Esse problema se perdurou até a adesão do TARGIT em 2014, logo após a implantação da solução de BI o retorno no investimento foi evidente e esse ROI imediato pode ser resumido em uma palavra – Tempo. Projetos que levavam duas semanas de criação foram reduzidos para minutos. “Antes era tudo no braço, reunião que vai a Gerência e Diretoria, duas semanas antes começávamos a criar relatório, montar planilha e fazer PROCV.” Diz o Coordenador de Inteligência Comercial na Medeiros Distribuição, Alex Batista. “Eram duas semanas só trancado em uma sala preparando apresentação e dados. Hoje não, se não for um relatório muito complexo, em questão de meia hora já está pronto. Mudou da água para o vinho”

Utilizando BI sob medida

Dentre os diferenciais que levou a Medeiros a aderir o TARGIT, um dos fatores essenciais foi a expertise que a TARGIT Brasil oferta ao setor de distribuição, oferecendo Indicadores prontos para o negócio, com implementação rápida, consultoria e integrações nativas à diversos sistemas, como ERP Winthor, Protheus, RM e muitos outros.

“Com alguns cliques consigo juntar várias informações de vários setores, é absurdo. Eu vejo quais são os estados que eu estou comprando, qual que eu estou comprando menos, qual que estou comprando mais, quais são os fornecedores, qual sessão por departamento, qual é o preço que eu vendi, qual é o preço que eu comprei, dá para ver se eu tenho margem de lucratividade. Então eu consigo juntar várias informações em uma tela só.”

Inteligência Comercial na Medeiros Distribuição.

Já hoje em dia um dos recursos que a Medeiros usa e abusa na plataforma é o monitoramento de calor via mapas, acompanhando visualmente cada região operante. Monitorando, por exemplo, seu fluxo de compra, venda, suas cobranças, por fornecedor, vendedor, equipe, departamento, estado etc. Também gozam de recursos práticos, como o de agendamento automático de análises. “Estamos em implantação de fornecedor novo, a primeira coisa que a gente vê é relatórios de vendas. A gente monta o relatório, eu agendo, e ele recebe uma vez por semana.” Diz Alex Batista.

A jornada de sucesso da Medeiros continua, e nós da TARGIT estamos felizes em acompanhá-los em cada etapa. Hoje, mesmo em meio a pandemia, a Medeiros Distribuição se encontra em um uniforme crescimento, possibilitando que a empresa bata as metas e compartilhe bons resultados de melhoria em relação aos mesmos meses de 2020, mostrados pelo próprio TARGIT.

Veja o TARGIT em ação

Peça uma demonstração com nossos consultores e veja na prática o poder do TARGIT Decision Suit.