loja mundo do cabeleireiro

Caso de sucesso

Como o Mundo do Cabeleireiro melhorou o fluxo de vendas com o TARGIT?

O TARGIT é o grande aliado no acompanhamento do fluxo de vendas e identificação de perfil de clientes do Mundo do Cabeleireiro.

 

Sobre a empresa

Fundada em 1993, o Mundo do Cabelereiro é um dos maiores varejistas de beleza e cosméticos do Norte e Nordeste. No Brasil a marca tem mais de 50 lojas espalhadas pelo território nacional e crescendo.

Desafios

• Os relatórios tinham que ser feitos manualmente, sem gráficos, e com dados estáticos.

• Não era possível o compartilhamento de dados específicos para cada loja em um tempo hábil.

• A visualização da saúde da empresa e o acompanhamento do desempenho por lojas era limitado.

Como ajudamos

• Cada loja tem acesso instantâneo e atualizado dos seus dados.

• A empresa consegue facilmente monitorar o desempenho das suas lojas, da organização como todo e diagnosticar eventuais problemas.

• A empresa está aprimorando o processo de identificação e acompanhamento do perfil dos clientes para oferecer uma experiência diferenciado ao cliente.

Melhorando o fluxo de vendas

Com mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, o Mundo do Cabeleireiro sofria no seu processo de monitoramento por unidade. Acompanhar o desempenho de cada loja, a evolução periódica, suas vendas, e compartilhar relatórios relevantes para todos os supervisores era uma tarefa difícil, considerando que o sistema interno de análise de dados da organização tinha limitações.

Todos os relatórios tinham que ser feitos e distribuídos um de cada vez, por loja, diz a Full stack developerdo Mundo do Cabeleireiro, Bruna Letícia, “A gente já está com 60 lojas, qualquer mudança tinha que ser feita em 60 lojas. Isso valia para fornecedores, temos 3 mil fornecedores.”

Pelo extenso trabalho de criar e enviar os dados individualmente, as informações eram entregues por região em vez da entrega para cada unidade. Um supervisor de São Paulo, por exemplo, recebia relatórios gerais da região e cabia ao mesmo o trabalho de redistribuir esses dados.

Com a adesão ao TARGIT Decision Suite em meados de 2017, o Mundo do Cabeleireiro começou a desfrutar de recursos de agendamento de envio de relatórios e envio em lotes, onde possibilita automatizar a entrega de análises e compartilhar dados específicos para cada equipe, departamento ou loja. Logo a empresa finalmente implementou um processo de acompanhamento de desempenho dinâmico para cada loja do país. “Não tenho mais aquela dor de cabeça de estar me preocupando para saber qual foi o pior dia, por exemplo, se sábado foi nosso pior dia, por quê? Qual foi a causa do nosso pior dia? Eu já consigo ver qual foi a loja e consigo ver o que aconteceu nela.”, diz Bruna, “pode ser um problema no PDV, um problema de venda que não está subindo, pode ser o preço alto que faz o cliente desistir, então isso já me ajuda a ter uma noção.”

“Tá ajudando bastante na pandemia, porque estamos conseguindo ver mais rápido o fluxo de vendas. Criamos, por exemplo, uma visão de resumo de faturamento, que me diz quanto é que meu Digital está faturando VS minha loja física.”

– Bruna Letícia, Full stack developer na Mundo do Cabeleireiro.

Transformação Digital no meio à pandemia com BI

Nesses tempos desafiadores de pandemia, todo o varejista se encontrou em uma posição mais recuada com o vai e vem dos fechamentos e aberturas de lojas. Muitas empresas que tinham grandes planos tiveram que se segurar nos seus investimentos e reavaliar as suas prioridades. O Mundo do Cabeleireiro não foi diferente, a empresa que tinha planos de fechar o ano de 2020 com 100 lojas, acabou atingindo 60, e os esforços foram concentrados no monitoramento constante dessas lojas físicas.

“Quando as lojas abriam, ficávamos com o painel no monitor acompanhando direto para ver como é que estava esse faturamento, por que cada vez que o faturamento de alguma loja estava abaixo, a gente já ligava para saber o que era. Fazia ação promocional e tudo mais.

– Bruna Letícia, Full stack developer na Mundo do Cabeleireiro.

Contudo, a empresa não parou por aí e viu uma oportunidade para aprimorar uma experiência mais completa e diferenciada para os clientes através do Omnichannel, distribuindo sua operação entre o mundo digital e a lojas físicas e acompanhando o perfil dos clientes com mais clareza.

O primeiro passo para entregar essa experiencia diferenciada está na identificação dos clientes, acompanhar o perfil de cada um para customizar ações direcionadas. Saber quem é que compra, como compra e onde compra é fundamental. Um dos projetos atuais da empresa é exatamente isso, aprimorar a identificação e acompanhamento do perfil do cliente, diz Bruna, “eu tenho uma meta de 50% de identificação de clientes, eu já vejo que tenho 6%, para quem antes tinha 0,80%, ou seja, tudo isso tem a repercussão em rapidez, onde eu consigo ver em minutos, ou segundos.”

Como visto, o apoio do TARGIT é essencial para a organização acompanhar as vendas da loja, se os resultados estão seguindo as previsões, se estão atingindo as metas, e diagnosticar eventuais problemas para uma intervenção rápida e precisa. Mas, muito além desse acompanhamento, o TARGIT é um grande aliado do Mundo do Cabeleireiro na transformação digital e enriquecimento da experiência do cliente.

Veja mais

Como medir o desempenho do estoque

15 minutos de leitura