Tutoriais

Adicionando arquivos avulsos no TARGIT

Exploraremos a opção “Add file” (adicinar arquivo), é aqui que você pode facilmente adicionar dados avulsos– normalmente arquivos Excel únicos ou arquivos CSV únicos – e usar instantaneamente o TARGIT para analisar os dados desses arquivos.

A opção “Data Discovery” é para uso mais avançado – incluindo a combinação de dados de várias fontes. Por exemplo. combinando dados do Excel com dados de um banco de dados relacional.

A seguir, na descrição da demonstração, bem como nos exercícios desta lição, usaremos alguns arquivos de exemplo do Excel. Esses arquivos podem ser baixados do Portal TARGIT, http://portal.targit.com, nesta seção:

Download Center / Other Downloads / TARGIT University.
O arquivo compactado é chamado de “Data Discovery source data files”.

Se dermos uma olhada no arquivo DSDemoSheet.xlsx, veremos uma extração típica de um banco de dados em um formato que adere ao formato necessário para Data Discovery. Este arquivo contém aproximadamente 4.200 linhas em 30 colunas.

Linhas: Cada linha representa uma única transação.
Colunas: As colunas representam as informações que foram registradas para cada transação. O Data Discovery lerá o conteúdo e os tipos de dados dessas colunas para detectar automaticamente se eles devem ser usados como medidas e/ou dimensões.

Observe as colunas Data: Data de postagem (Posting date), Data do documento (Document date) e Data da remessa (Shipment date). Todos elas contêm uma data completa e o tipo de dados da célula também foi definido como “Data”. Isso garantirá que o Data Discovery leia as datas corretamente e, além disso, crie hierarquias de tempo corretas a partir delas.

Para analisar os dados deste arquivo, devemos primeiro adicioná-lo ao DataService:

(Observação: Se o componente TARGIT Xbone tivesse sido instalado, esta seria uma segunda opção à qual os arquivos de dados de origem poderiam ser adicionados.)

Dependendo do tamanho do arquivo, pode demorar um pouco para que ele fique visível como Data Source no TARGIT. Você não precisa fazer logoff para vê-lo, pois ele aparecerá automaticamente na guia Visão geral dos dados de origem (Source data overview). Às vezes, porém, pode ser necessário clicar com o botão direito do mouse em um dos cubos existentes para atualizar a lista de cubos.

Uma vez disponível, aparecerá como um novo cubo na conexão DataService.

Agora, os dados podem ser usados para criar uma análise como esta

Observe que as dimensões e medidas foram organizadas em várias pastas de Exibição.

Frequentemente, você usará apenas a pasta Dimension nomeada idêntica ao arquivo de origem (data source) e as medidas na pasta de medidas de soma (sum measure).