Caso de sucesso

O segredo do sucesso da Nova Casa Distribuidora com um BI integrado

Sobre a empresa

Com 29 anos de atuação, a Nova Casa Distribuidora é a 4ª maior distribuidora de materiais de construção do país e a maior de Centro Oeste, atendendo exclusivamente o mercado B2B.

Desafios

  • Falta de integração adequada e cubos de dados pré-configurados.
  • Dificuldades na geração de relatórios práticos e construção de uma estrutura organizada de cubos.
  • Processos complexos, falta de insights claros e lentidão na tomada de decisões.

Como ajudamos

  • Os usuários do TARGIT agora têm mais autonomia para criar seus próprios dashboards sem depender do suporte do TI.
  • As informações são amplamente compartilhadas, promovendo uma comunicação sinérgica entre as áreas por meio dos dados.
  • O processo de extração e atualização de dados foi automatizado, proporcionando maior eficiência e agilidade na obtenção de insights.

Nova Casa: Um pouco sobre a 4ª maior distribuidora de materiais de construção do Brasil

A Nova Casa Distribuidora é uma empresa com 29 anos de renome no mercado de materiais de construção. Com sede em Brasília e cinco filiais estrategicamente localizadas, a empresa atende a uma ampla gama de clientes em todo o país. São mais de 300 representantes autônomos e uma equipe de mais de 600 colaboradores. A Nova Casa orgulha-se de ser reconhecida como um dos cinco maiores distribuidores de materiais de construção do país.

Esse feito é atribuído ao seu compromisso inabalável em estabelecer relacionamentos sólidos e exclusivos com as principais marcas do setor, impulsionando, assim, as vendas e parcerias. A organização concentra-se exclusivamente no mercado B2B, atendendo empresas de pequeno e médio porte, destacando-se por sua especialização e excelência no segmento de materiais de construção.

Como afirma Paulo Guimarães, gerente de TI da Nova Casa: “Nosso diferencial é o nosso compromisso em estabelecer relacionamentos sólidos e exclusivos com as grandes marcas do setor, o que facilita o crescimento das vendas dessas marcas e de nossos parceiros”. – Afirma Guimarães – “Queremos dar condições para nossos parceiros concorrerem com os ‘grandes’ (varejistas). Um exemplo, é poder possibilitar a venda de uma lata de tinta ao mesmo preço que um grande oferece.”

Desafios Antes do BI: A Jornada da Nova Casa em busca de informação

A história da Nova Casa Distribuidora é marcada por desafios que surgiram com o crescimento exponencial da empresa. Conforme a empresa expandia suas operações e consolidava sua posição como um dos principais distribuidores de materiais de construção do país, novas demandas surgiam, especialmente no que diz respeito à gestão eficiente dos dados e informações.

Paulo Guimarães, o gerente de TI da Nova Casa, recorda o momento em que a empresa estava lidando com dificuldades para extrair dados relevantes de forma rápida e precisa. A equipe enfrentava a necessidade de criar relatórios complexos, realizar consultas em bancos de dados, consolidar informações em planilhas e até mesmo desenvolver sistemas personalizados para atender às métricas exigidas. – “E essa necessidade de informação, de investigação de dados, demandava muito tempo para nós de desenvolvimento.” – diz Paulo.

Transformação com o TARGIT: A Solução sob medida para a Nova Casa

Foi nesse momento de busca por uma solução definitivamente eficaz que a Nova Casa conheceu o TARGIT. A empresa foi abordada por um consultor da TARGIT, que propôs um desafio inusitado:

Ele se comprometeu a trazer os dados de faturamento da Nova Casa em apenas 30 minutos, exibindo todas as informações em uma demonstração prática, ao vivo.

Dada a dificuldade anterior da empresa em encontrar uma solução de BI eficiente, a proposta representava um desafio tentador. Assim, a Nova Casa decidiu permitir que o consultor fizesse uma instalação de teste. Mesmo com uma base de dados extensa, em menos de 40 minutos, a solução do TARGIT cumpriu o prometido.

A equipe da Nova Casa ficou maravilhada ao ver o valor da solução e o potencial que o TARGIT oferecia para impulsionar a eficiência e a tomada de decisões. – “Depois que vimos isso, enxergamos o valor na questão de os dados já estarem integrados.”

Como o TARGIT acelerou a entrega do BI com integração de dados?

Um dos diferenciais mais impactantes do TARGIT para a Nova Casa Distribuidora – e que possibilitou um de nossos consultores entregar uma demonstração tão ágil e certeira – foi a sua capacidade de integração de dados, em especial a integração com o sistema de gestão Winthor (ERP TOTVS). Anteriormente, a empresa havia utilizado outra ferramenta de BI, mas enfrentou dificuldades na construção de um ambiente funcional e prático para entregar resultados relevantes.

“Antes da TARGIT, nós tínhamos aqui o Qlik Sense, e foi um longo período de tentativa de construção dele para deixar o BI funcional, de forma prática, para podermos entregar os resultados da empresa.”

– Paulo Guimarães – Gerente de TI na Nova Casa.

A falta de integração com o ERP da empresa exigiu esforços significativos para construir cubos personalizados e tabelas, o que tornava o processo complexo e pouco prático. A equipe de TI se via constantemente tentando montar relatórios a partir do zero, enfrentando desafios quando surgiam novas demandas que exigiam informações adicionais não previamente preparadas. Essa abordagem fragmentada, e a necessidade de manipular constantemente a estrutura de cubos, dificultava a evolução do sistema e a entrega eficiente de insights para os diferentes setores da empresa.

No entanto, com a implementação do TARGIT, uma mudança significativa ocorreu. A solução trouxe cubos pré-configurados e integrados com o Winthor, proporcionando uma base sólida para a construção de visões e relatórios em toda a organização. A estrutura organizada e padronizada dos cubos permitiu que a equipe de TI e os usuários internos pudessem trabalhar de maneira mais eficiente, sem a necessidade constante de realizar modificações extensas na estrutura de dados.

Esse diferencial do TARGIT teve um impacto profundo na Nova Casa. Agora, diferentes áreas da empresa, como Comercial, Trade, Compras e Financeiro, podem ser atendidas de forma mais organizada e ágil. A confiabilidade dos dados e a disponibilidade de visões pré-configuradas têm acelerado a tomada de decisões em toda a organização. Ao oferecer informações prontas para uso, o TARGIT permite que os usuários explorem e analisem os dados de forma rápida e eficaz, fornecendo respostas imediatas às demandas do negócio.

Além disso, o suporte contínuo da TARGIT para atualizações e manutenção é outro diferencial significativo. A capacidade de contar com um parceiro de confiança que oferece suporte técnico e auxilia na evolução do sistema permite à Nova Casa focar na análise e na tomada de decisões estratégicas, em vez de se preocupar com a construção e a manutenção de cubos complexos.

“Se você pegar um BI, qualquer um, montar um cubo bacaninha, vai dar resultado, mas a questão da confiabilidade e a quantidade de visões já prontas e preparadas nele, junto ao suporte, é o principal diferencial. A tomada de decisão precisa ser rápida. ”

– Paulo Guimarães – Gerente de TI na Nova Casa.

Com o TARGIT, a Nova Casa pode fornecer informações concretas e visíveis desde o início, apresentando um conjunto abrangente de insights e possibilidades dentro dos dados disponíveis. Essa agilidade e prontidão para a tomada de decisões são características cruciais que garantem a satisfação e o sucesso da empresa.

Guimarães fala dessa necessidade de entrega ágil. Ao contratar um BI, o tempo de entrega acelerado impacta diretamente no ROI da ferramenta. – “Quando contrata o BI, se você fala para o diretor da empresa que vai ficar 4 a 5 meses montando um cubo que ele não vai ver, pois ele só vai conseguir visualizar quando esse cubo estiver pronto, validado e testado, ele não vai entender.” – Afirma Guimarães – “Mas aí quando você já começa com informações palpáveis, mostrando, ‘Ó BI está aqui, você já tem essa série de informação, já tem essas possibilidades aqui dentro dos dados que estão disponíveis’, já é um diferencial.”

Depois do TARGIT: O dia a dia da Nova Casa com informação

Com o TARGIT, a Nova Casa Distribuidora encontrou a resposta para seus desafios de BI. Agora, eles são capazes de se concentrar mais na gestão estratégica, enquanto um analista especializado cuida das informações e dos painéis de controle.

“Depois que a gente conseguiu colocar no BI as informações eu ganhei uns dez dias de folga que são para me dedicar realmente na TI, e não ficar mexendo com indicadores. ”

– Paulo Guimarães – Gerente de TI na Nova Casa.

A empresa não depende mais da equipe de TI para criar painéis, pois colaboradores de diferentes departamentos utilizam o TARGIT para editar os dados de acordo com suas necessidades. Além disso, os usuários se adaptaram rapidamente à nova ferramenta, aproveitando suas funcionalidades para a geração de informações relevantes sem a necessidade de extrair e combinar vários relatórios.

A Nova Casa Distribuidora agora tem relatórios automáticos que fornecem as informações necessárias para a tomada de decisões no momento oportuno, gerando economia de tempo e impulsionando a eficácia operacional.

Hoje, o supervisor da Nova Casa, por exemplo, recebe um relatório toda manhã através da automação de e-mails do TARGIT. Podendo acompanhar a positivação dos mais de 300 representantes comerciais que atuam em campo com os clientes.

Para o setor de distribuição, garantir que o cliente sempre esteja comprando de você (Positivação) é essencial, caso o contrário, isso representa um risco – “O cliente compra semanalmente, e se ele não está comprando de você, ele está comprando de outra pessoa.” – Explica Paulo.

Através do uso do TARGIT, a Nova Casa consegue realizar cruzamentos de dados e obter visibilidade sobre essas informações relevantes, permitindo que a empresa identifique padrões de compra, avalie o desempenho dos clientes e tome medidas proativas para otimizar as vendas. A positivação semanal é um grande exemplo de como um BI funcional impulsiona a eficiência operacional da empresa, ajudando a identificar oportunidades de vendas perdidas e a desenvolver estratégias para fortalecer o relacionamento com os clientes.

Construindo uma cultura de BI na Nova Casa

A implementação do sistema de BI da TARGIT na Nova Casa Distribuidora não apenas resolveu os desafios enfrentados pela empresa, mas também destacou a importância de ter um BI alinhado com as diretrizes e sistemas internos. É comum encontrar empresas com projetos de BI empacados, pouco utilizados, ou muito limitados, como era o caso da Nova Casa antes da adoção do TARGIT.

Um BI eficaz vai além da simples implementação de uma ferramenta tecnológica. É essencial que o BI esteja alinhado com as necessidades e objetivos específicos da empresa, bem como com os sistemas existentes. Ao estabelecer essa sinergia, o BI se torna uma parte integrante do ecossistema da organização, fornecendo insights relevantes e acionáveis que impulsionam a tomada de decisões.

Além disso, a implementação de um BI alinhado cria, naturalmente, uma cultura de dados na empresa. A Nova Casa testemunhou a transformação resultante dessa cultura, onde os dados se tornaram um recurso valioso e acessível para todos, possibilitando que a empresa enxergue oportunidades de melhorias e evite gargalos operacionais.

– “Quando você consegue ter informação, deixando, por exemplo, um dashboard pré-programado para acompanhar informações, você já está vendo para onde sua empresa está indo. Você passa a enxergar o número, você começa a acompanhar o seu resultado, seu indicador, seu setor e como está a empresa. ”

– Paulo Guimarães – Gerente de TI na Nova Casa.

Veja também

O que não te contam sobre gestão de estoque

Confira os temas pouco abordados no setor que irão te ajudar a decolar seus resultados!