melhorias-na-cadeia-de-suprimentos

Varejo e Atacado Distribuidor

4 maneiras que mostram como o BI melhora a Cadeia de Suprimentos

O software de Business Intelligence (BI) pode oferecer suporte a várias facetas de sua organização, incluindo como você gerencia a análise da cadeia de suprimentos e mede dados de desempenho críticos. Desde o processo de compra até a venda e entrega para o cliente.

Veja 4 maneiras pelas quais sua plataforma de BI pode ajudar a suportar operações mais eficientes da cadeia de suprimentos:

1. Maior visibilidade

A cadeia de suprimentos da sua organização é complexa – vários departamentos gerenciam fluxos de trabalho exclusivos e você pode até terceirizar os principais processos, como transporte e entrega.

Com tantas peças móveis, os funcionários costumam dedicar horas extras para alinhar fontes de dados distintas ou rastrear informações críticas. E quando as informações são ignoradas ou inseridas no sistema incorretamente, os departamentos multifuncionais ficam em desvantagem. Sem clareza nas operações de suas contrapartes ou gargalos existentes, essas equipes não podem atingir seu potencial total.

A boa notícia é que esses processos baseados em dados não precisam ser manuais. Em vez disso, você pode implementar uma plataforma de BI de ponta a ponta que unifica e organiza os dados de cada ponto de contato em uma única visão analítica da cadeia de suprimentos. A partir daí, você pode fornecer às equipes relevantes e às partes interessadas acesso a painéis personalizados que traduzem dados detalhados em percepções acionáveis.

Essa visibilidade adicional ajuda a manter as coisas funcionando perfeitamente no dia a dia. Uma abordagem centralizada também dá às suas equipes a chance de alinhar prioridades e processos em toda a linha.

2. Análise de Causa

Os gerentes da cadeia de suprimentos tratam de vários problemas urgentes e alertas críticos todos os dias. A resposta deles a cada um depende muito do contexto que eles têm não apenas no que ocorreu, mas como e porquê aconteceu. À medida que você equilibra uma lista interminável de tarefas, você precisa de um software de análise de cadeia de suprimentos, e é o BI que vai além de simplesmente sinalizar um erro ou atividade preocupante.

Por exemplo, suponha que você observe avisos recorrentes de rejeição de remessa de sua transportadora. No entanto, você não pode ver por que cada remessa foi rejeitada. Nesse caso, você pode passar horas perseguindo manualmente os detalhes ou, pior, entrando em contato com o departamento errado para acompanhar o aviso.

Em vez de dar o seu melhor palpite na resolução de erros, você precisa em primeiro lugar de insights sobre como, onde e porquê o problema ocorreu. Isso permite que você tenha uma visão completa – e quanto mais informações você puder reunir sobre o que causou um determinado obstáculo ou erro, mais eficazmente poderá evitar ocorrências futuras.

Explorar as causas de vários problemas também expõe os custos associados às suas operações atuais. Conforme você usa dados para identificar onde está investindo em despesas extras, você pode refinar seus processos e eliminar ineficiências desnecessárias para reduzir custos em vários pontos de sua cadeia de suprimentos.

3. Relatórios avançados

Sua ferramenta de BI & Analytics da cadeia de suprimentos deve oferecer alertas em tempo real e organizar insights de dados robustos em painéis fáceis de entender. No entanto, os benefícios que a plataforma traz para a empresa não deveriam parar por aí.

Em vez disso, os insights que você coleta e registra devem produzir relatórios que você pode compartilhar com os principais participantes de sua organização. Esses relatórios devem ser personalizáveis ​​e configuráveis ​​com base em seu público para que você possa compartilhar:

• Previsão e KPIs de alto nível com as partes interessadas;

• Desempenho individual e de equipe com chefes de departamento;

• Leituras detalhadas e análises de processo com membros individuais da equipe.

Esses relatórios ajudam a manter as equipes no caminho certo. Eles também podem informar sua estratégia global de desenvolvimento de negócios. Com mais informações sobre o desempenho individual da equipe, a eficiência geral da cadeia de suprimentos e os desafios comuns que surgem ao longo do caminho, você e suas partes interessadas podem tomar decisões informadas sobre melhorias de processo, oportunidades de crescimento importantes e muito mais.

Além disso, o compartilhamento de percepções de dados de alto valor com as partes interessadas e equipes de liderança ajuda a fortalecer sua reputação e a apresentar fluxos de trabalho apoiados por dados históricos reais, não apenas por um palpite ou recomendações vagas.

4. Ferramentas de fácil utilização

Não importa a idade ou o tamanho da sua organização, é provável que seus funcionários tenham processos e fluxos de trabalho estabelecidos. Isso pode incluir fluxos de trabalho predefinidos por liderança ou abordagens ad-hoc para atender a várias necessidades internas e externas. De qualquer forma, depois que suas equipes se acostumarem a uma determinada maneira de trabalhar, será um desafio colocá-las a bordo com novos processos ou ferramentas.

Embora as baixas taxas de adoção do usuário possam ser frustrantes, geralmente estão relacionadas à sua escolha de ferramenta ou plataforma. Se você adotar um novo conjunto de ferramentas difíceis de usar ou que exijam horas de treinamento e um profundo nível de conhecimento técnico para operar, seus funcionários provavelmente resistirão à mudança.

A plataforma certa de BI & Analytics da cadeia de suprimentos deve incluir ferramentas intuitivas para que qualquer pessoa em sua organização possa acessar e usar. Portanto, evite plataformas desajeitadas que exigem um amplo conhecimento técnico ou horas de configuração para se integrar às ferramentas e processos existentes.

Em vez disso, procure fornecedores que ofereçam uma plataforma amigável, análises incorporadas , recursos de integração de dados que melhor se encaixam com seus sistemas e, não menos importante, painéis de relatórios configuráveis ​​que promovam a adoção do usuário entre equipes e departamentos.

A solução certa de BI & Analytics para o Supply Chain pode gerar resultados mensuráveis ​​em toda a sua cadeia de suprimentos. Além disso, pode capacitar suas equipes para tomar decisões informadas e melhorar consideravelmente seus processos.

Nosso software de BI e Analytics, TARGIT Decision Suite, é projetado para transformar inteligência em impacto real nos negócios. Ajudamos nossos clientes a selecionar percepções acionáveis ​​que levam a decisões melhores e mais rápidas para melhorar a lucratividade, a produtividade e a competitividade.

Veja também

Como medir o desempenho do estoque?

Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.
Autor: Søren Block Olsen