Tecnologia

Como escolher a ferramenta certa de geração de relatórios e visualização de dados

Os dados são a força vital das operações de business intelligence (BI) da sua organização. No entanto, você não pode aproveitar todo o seu valor sem uma solução de visualização e relatório de dados que torne os insights acessíveis e digeríveis.

À medida que você inicia sua busca por uma nova solução de BI ou restringe suas principais opções, aqui estão algumas etapas que você deve seguir para garantir o sucesso de suas análises antes de assinar um contrato de software.

1. Avalie suas principais necessidades de geração de relatórios e visualização de dados

Cada equipe tem necessidades exclusivas de análise e visualização de dados com base em sua maturidade de BI, metas estratégicas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou métricas de destino. Antes de investir em uma nova ferramenta, você precisa ter certeza de que seus recursos estão alinhados com as necessidades e requisitos de sua organização . Reúna-se com suas equipes de análise de dados, liderança e usuários de negócios para responder a perguntas como:

• Quais relatórios e painéis são obrigatórios e quais são interessantes?

• Precisamos de relatórios específicos por departamento, local ou região?

• Em quais KPIs nossos stakeholders estão mais interessados?

• Onde e quando precisamos usar ferramentas de visualização? Apresentar dados em reuniões, simplificar dados complexos, destacar um determinado tipo de informação?

• Que tipos de visualizações funcionaram bem para nós no passado?

Suas respostas a essas perguntas o ajudarão a criar uma lista de verificação de relatórios e visualização de dados e a encontrar uma nova solução que atenderá sua organização agora e no futuro.

Use esta oportunidade para identificar quais tipos de visualizações ou relatórios você deseja criar , como gráficos de pizza, gráficos de barras e outros ativos que compõem seus painéis de análise de dados . As visualizações de dados são uma das maneiras mais eficazes de simplificar um fluxo complexo de informações, mas cada gráfico tem uma função exclusiva e o aplicativo mais adequado.

Por exemplo, pode não ser eficaz apresentar um detalhamento de 50 pontos de dados com um gráfico de pizza ou mostrar segmentos de clientes por porcentagem com um gráfico de linhas. Pensar proativamente sobre esses formatos e funções ajudará você a evitar o remorso do comprador ou restrições frustrantes de recursos no futuro.

2. Priorize os recursos de integração de várias fontes

Sua ferramenta deve fornecer visibilidade completa dos dados da sua organização . Mas sem os recursos de integração corretos, suas equipes passarão horas compilando dados manualmente e importando-os para a ferramenta. Essa abordagem não é apenas tediosa, mas também pode atrasar significativamente os relatórios e painéis, o que significa que os líderes de negócios podem não conseguir agir sobre os dados dentro da janela de decisão crítica.

Quer você use apenas alguns sistemas ou gerencie uma rede complexa de fontes, você precisa de uma solução que unifique todos os seus dados sem exigir importações manuais ou trabalho de desenvolvimento extensivo.

Compre uma ferramenta que se integre perfeitamente ao restante do seu ecossistema de negócios, incluindo aplicativos baseados em nuvem, data warehouses e fontes de dados de parceiros, se aplicável. Certifique-se de que ele foi projetado nativamente para integrar e dar suporte a várias fontes de dados . Dessa forma, você não precisa configurar integrações personalizadas ou desenvolver soluções alternativas complexas para importar seus dados assim que suas novas ferramentas estiverem instaladas.

3. Considere seus usuários não técnicos

A ferramenta certa de relatório e visualização de dados pode ajudá-lo a dissolver as diferenças entre seus analistas de dados e o restante de sua organização . Na verdade, a adoção generalizada dos usuários é fundamental para desenvolver uma cultura empresarial orientada a dados e maximizar seus investimentos em BI e análise.

Infelizmente, as ferramentas de análise de dados têm uma longa reputação de complexidade e confusão. Elas exigem especialistas técnicos para criar relatórios para toda a sua organização e tornar os dados intimidadores para seus usuários de negócios e equipes de liderança.

Em vez de comprar a ferramenta tecnicamente mais robusta do mercado, você deve equilibrar os recursos de back-end com interfaces amigáveis ​​e recursos que beneficiem todos em sua equipe. Pense em painéis de arrastar e soltar, modelos de relatório criados previamente e um conjunto de gráficos de visualização prontos para uso que podem ser personalizados e compartilhados em horas, em vez de semanas.

Além de oferecer conjuntos de ferramentas fáceis de usar, sua nova ferramenta deve capacitar seus funcionários a acessar e usar dados como e quando eles precisarem . Relatórios e ferramentas de visualização devem ser acessíveis e fáceis de usar, mesmo para os membros menos técnicos de sua equipe. Será um bônus se sua nova solução incluir ferramentas de autoatendimento, como análises guiadas ou painéis que incorporam os sistemas operacionais que seus funcionários já usam diariamente.

4. Prepare o caminho para o crescimento dos negócios

Cada vez que você adiciona uma nova ferramenta à sua pilha de tecnologia, está fazendo um investimento estratégico no futuro de sua organização. Desenvolver sua prática de BI e Analytics é uma maratona, não um sprint; isso significa que cada nova ferramenta que você implementar deve apoiar sua empresa e seus funcionários a longo prazo.

Sua nova solução deve agregar valor às suas operações sem exigir um extenso trabalho de desenvolvimento para permanecer relevante à medida que seus negócios crescem ou evoluem. Ao avaliar as soluções em potencial, considere como elas se alinham ao seu roteiro de negócios e expansões ou atualizações planejadas.

Pense em como cada nova ferramenta se integrará aos seus sistemas, processos e programas de treinamento de funcionários existentes. Em última análise, sua ferramenta de relatório e visualização de dados deve complementar sua estratégia de dados existente, em vez de forçá-lo a investir em ferramentas adicionais ou reconstruir sua infraestrutura de BI.

5. Relatório e visualização de dados com TARGIT

Suas soluções de BI e análise são tão poderosas quanto o parceiro por trás delas. Na TARGIT, acreditamos em ser seu parceiro estratégico de BI, não um fornecedor de software único.

Nossa plataforma proprietária de BI e análise, TARGIT Desicion Suite, foi projetada para simplificar a complexidade do BI, com relatórios fáceis de usar e ferramentas de visualização que promovem a adoção da solução e ajudam você a transformar dados detalhados em insights claros e acionáveis.

Pronto para ver como a TARGIT pode ajudá-lo a liberar todo o valor dos dados da sua organização?

Solicite uma demonstração agora clicando aqui!

Veja também

BI no comércio de cosméticos com o Mundo do Cabeleireiro

Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.