Tecnologia

Desenvolvendo um Dashboard de análises para BI Self-Service

Para extrair todo o valor dos dados de sua organização, você precisa de ferramentas e processos que suportem a democratização de dados: ou seja, processos que colocam os dados nas mãos de seus usuários finais para que eles possam aproveitá-los em suas tarefas diárias.

A democratização de dados expande a inteligência de negócios (BI), indo além de seus departamentos de tecnologia ou de uma pequena equipe de analistas.

Em vez de depender de um sistema fechado, você aproveitará a combinação certa de plataformas e processos para tornar os dados mais acessíveis e apresentar métricas relevantes a vários usuários de negócios — como vendedores, técnicos de serviço, equipes de marketing e muito mais.

Um painel, ou dashboard, de análise de BI abre caminho para BI Self-Service em que os usuários podem extrair e analisar insights por si mesmos, mesmo que não sejam estatísticos ou especialistas técnicos.

Quando configurados e usados ​​corretamente, esses painéis aumentam a adoção de BI e permitem que suas equipes tomem decisões orientadas por dados com base em informações precisas e atualizadas.

O que é um Dashboard de análises de BI?

Um dashboard de análise de BI é uma ferramenta de gerenciamento de informações que usa visualização de dados para exibir vários pontos de dados para que os usuários possam avaliar seu desempenho ou progresso.

Ilustração de homem mexendo em dashboard de um BI Self-Service

Resumindo, cada dashboard cria uma visão das métricas relacionadas para fornecer uma visualização geral de todo o seu negócio, um único departamento ou um processo/projeto em particular. Ao contrário dos relatórios muito específicos (de detalhes), os dashboards ilustram o quadro geral usando várias ferramentas de visualização de dados, como tabelas ou gráficos.

O objetivo de um Dashboard de análises de BI

Um dashboard de análise de BI visa comunicar uma coleção robusta de insights de maneira rápida e eficiente e se concentra nos impactos ou conclusões, e não nos detalhes por trás de cada figura.

Esses dashboards são essenciais para a estratégia de BI e Analytics de uma organização . Eles são projetados para tornar digeríveis grandes conjuntos de dados e informar a tomada de decisões . Embora a maioria dos relatórios seja estática, os painéis baseados na Web permitem que os usuários acessem, analisem e compartilhem insights em tempo real.

A diferença entre Dashboard e Relatórios

Embora ambos sejam parte integrante de uma forte prática de BI, existem várias diferenças críticas entre Dashboards e relatórios.

DashboardsRelatórios
Apresentar métricas analíticas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).Apresente os dados por trás das métricas de alto nível.
Focado no resumo — pode ser entendido com uma breve visão geral.Foco em dados — requer uma análise aprofundada para entender.
Inclua vários elementos de visualização de dados.Segue uma estrutura tabular com strings detalhadas de dados.
Baseado na Web e altamente interativo.
Estático com pouca interatividade.

Embora relatórios e dahsboards geralmente tenham finalidades diferentes, sua empresa pode acabar usando-os de forma intercalada. Quando uma das opções ilustra com precisão insights valiosos, essa decisão geralmente se resume às preferências pessoais de seus líderes e usuários-chave.

O que você deve incluir em um Dashboard de análises de BI?

Com uma forte plataforma de BI e Analytics instalada, você poderá criar dashboards personalizados para várias equipes e usuários em sua organização com o uso do BI Self-Service.

Ilustração de homem mexendo com dados em um  BI Self-Service

A estrutura e o conteúdo de cada dashboard devem ser configurados em torno de objetivos específicos e quais conjuntos de dados são mais relevantes para cada equipe ou usuário. Aqui estão algumas coisas a considerar ao configurar um novo dashboard de análise de BI:

Tipos de dados

Embora cada dashboard seja um pouco diferente, aqui estão algumas ideias gerais do que você pode incluir:

Métricas comportamentais ou de desempenho relacionadas aos seus produtos ou serviços. Por exemplo, você pode medir quais produtos eram mais populares, quais eram mais comumente comprados juntos e quanto tempo durava seu ciclo de vendas típico em cada trimestre.

KPIs relevantes que geram valor para o departamento ou usuário que acessa o painel. Exemplos incluem:

  • Crescimento da receita
  • Taxa de atendimento do pedido
  • Mix de produto
  • Volume de vendas
Ilustração de homens movendo caixas com eficiência de dados. Mostrando o processo do BI Self-Service

Guia de KPIs para distribuidores

Tudo que você precisa saber sobre Indicadores-Chave de Desempenho no setor de Atacado e Distribuição.

Os dashboards de BI podem incluir muitos tipos de dados, por isso é essencial configurar cada um deles de acordo com as necessidades dos usuários, garantindo que apresente insights acionáveis ​​que se relacionem com metas ou iniciativas em andamento.

Opções de visualização

Depois de decidir quais dados incluir em seu painel de análise de BI, você precisa decidir como apresentá-los aos usuários finais . Os painéis tradicionais oferecem vários componentes de visualização, incluindo gráficos de barra, coluna ou pizza e gráficos de linha, árvore ou radar.

Não há uma maneira certa ou errada de apresentar dados em seu dashboard. Ao decidir como exibir seus insights, considere quais opções de visualização fornecem mais clareza sobre os dados contidos nelas.

Por exemplo, você pode escolher um gráfico de linha para mostrar a evolução do KPI ao longo do tempo, mas optar por um gráfico de pizza para destacar a divisão de vendas entre três ou quatro de suas verticais de destino.

um dashboard de uma análise do financeiro no TARGIT

Design do Dashboard

Agora é hora de reunir suas métricas e visualizações em um painel coeso.

Cada painel terá uma aparência diferente com base no que você está apresentando e como, mas há várias práticas recomendadas a serem lembradas ao entrar no processo de desenvolvimento do painel:

  • Mantenha sua audiência em mente. Conforme discutido, os painéis de análise de BI mais valiosos incluem informações claras e relevantes para seus usuários finais. Personalize cada painel para que os usuários vejam apenas o que é relevante para eles.
  • Forneça contexto para seus dados. Sem contexto, os números não significarão muito para aqueles que os revisam. Sempre inclua um contexto valioso, como linha do tempo, escala e dados históricos, para que os leitores possam entender as tendências que você está destacando.
  • Fique longe da desordem. Só porque você pode incluir mais de 12 gráficos em cada painel, isso não significa que você deva. Lembre-se de que você pode criar vários painéis relacionados, se necessário, em vez de agrupar tudo em uma única exibição confusa.

Na TARGIT, acreditamos que práticas bem-sucedidas de BI colocam o poder dos dados nas mãos de todos os usuários, não apenas de especialistas técnicos ou especialistas em dados.

Aproveitamos décadas de experiência no setor para ajudar nossos clientes a implementar as melhores práticas de BI e construir uma cultura em torno da democratização de dados.

Nossa plataforma proprietária, TARGIT Decision Suite , foi projetada para aumentar a adoção do usuário e colocar o poder do BI Self-Service nas mãos de seus usuários de negócios.

Interessado em saber mais sobre a plataforma de BI e análise da TARGIT? Solicite uma Demonstração

Veja também

Faça o teste gratuito do TARGIT Decision Suite

Conheça a verdadeira ferramenta de BI e Analytics Self-Service, baixe e teste a versão de avaliação de 30 dias do TARGIT Decision Suite.