Tecnologia

5 benefícios do Analytics Self-Service

Hoje, muitas organizações usam algum tipo de solução de Business Intelligence (BI) para gerenciar suas operações e tomar decisões informadas. Essas empresas provavelmente dependem da análise de dados para monitorar o desempenho, rastrear tendências e identificar oportunidades de melhoria.    

Mas, além de analisar dados e gerar relatórios, eles precisam se concentrar em colocar insights de alto valor nas mãos de cada membro da equipe e promover uma cultura empresarial orientada por dados que incentive os funcionários a integrar dados em seus fluxos de trabalho diários.   

O Analytics Self-Service (autoatendimento) é um tipo de BI que permite que usuários em todos os níveis de uma organização acessem e analisem dados. As organizações que utilizam ferramentas Self-Service geralmente observam taxas mais altas de adoção de BI e uma força de trabalho que usa dados para informar uma ampla variedade de processos de negócios.  

Neste blog, explicaremos o conceito de análise de autoatendimento no que se refere ao BI em geral. Em seguida, destacaremos os benefícios e as aplicações das ferramentas de autoatendimento em um ambiente empresarial.  

O que é Analytics Self-Service?

Como o nome sugere, o Analytics Self-Service é um tipo de BI por meio do qual os indivíduos podem analisar os dados por conta própria sem depender de analistas ou de uma equipe de TI para obter suporte.   

O Analytics Self-Service, ou BI Self-Service, desempenha um papel importante na descentralização e na democratização do acesso a dados em todos os tipos de organizações. Ele quebra silos e permite que todos participem ativamente de relatórios, análises e tomadas de decisões baseadas em dados.   

O Analytics Self-Service permite que usuários não técnicos participem de iniciativas estratégicas relacionadas a BI e integrem dados em suas operações diárias. Se implementadas corretamente, as ferramentas de Self-Service aumentam a adoção de BI e reduzem a carga de relatórios manuais para o departamento de análise.   

O resultado?

Os usuários finais podem acessar os insights de que precisam com rapidez e facilidade, enquanto os analistas ficam livres para dedicar mais tempo a iniciativas estratégicas de longo prazo e projetos especiais.   

Os benefícios do Analytics Self-Service

Relatórios de Self-Service e ferramentas de Analytics oferecem muitos benefícios aos usuários finais e à organização. Além de reduzir a carga de trabalho manual para seu departamento de TI ou equipe de analistas, uma solução de análise de autoatendimento pode ajudar sua organização a:  

1. Aumentar a eficiência dos relatórios e a produtividade da equipe

Às vezes, pode levar dias ou semanas para uma pequena equipe de analistas atender às solicitações de relatórios de toda a organização. Esse cenário deixa os usuários de negócios sem os insights críticos de que precisam para tomar decisões. Também coloca uma quantidade significativa de estresse nos analistas que devem construir manualmente uma longa lista de relatórios complexos.   

Ao fornecer aos seus usuários finais acesso imediato a dados e ferramentas analíticas intuitivas, você permite que eles criem ou atualizem relatórios mais rapidamente do que se tivessem que esperar que as solicitações fossem atendidas por uma pequena equipe da TI. Isso significa que todos podem acessar os insights mais recentes em tempo hábil, sem sobrecarregar sua equipe de TI com uma longa lista de solicitações de relatórios.   

2. Gerar resultados mais precisos

Cada vez que seus dados mudam de mãos ou são processados ​​por outro sistema, o risco de erros ou discrepâncias aumenta. Além disso, os analistas não podem verificar novamente a precisão dos dados com os quais não estão familiarizados.   

As ferramentas de Analyitcs Self-Service permitem que os usuários mais familiarizados com os dados carreguem e gerem análises por conta própria. Isso reduz o número de etapas envolvidas na geração de relatórios e coloca os dados nas mãos daqueles com conhecimento contextual para corrigir possíveis erros antes que as análises sejam executadas.   

3. Melhorar a acessibilidade dos dados e a visibilidade multifuncional  

As ferramentas de relatórios isoladas dificultam que os usuários finais entendam o contexto por trás dos relatórios ou explorem insights relacionados de outros departamentos. Por outro lado, o Analytics Self-Service oferece a todos uma riqueza de informações pautadas em dados e fornece os recursos necessários para analisar, aprofundar e combinar insights para beneficiar sua equipe e a organização como um todo.   

Uma solução de BI e Analytics Self-Service bem mantida garante que todos trabalhem a partir da mesma fonte de dados, em direção a objetivos comuns. Além disso, permite que todosvejam no que outras equipes e departamentos estão trabalhando, dando a todo mudno novas oportunidades de colaborar ou obter uma compreensão mais profunda de seus dados , contextualizando-os com insights de outras áreas de negócios.   

4. Dar aos usuários a liberdade de personalizar relatórios e painéis  

As organizações que dependem exclusivamente de ferramentas de BI antigas geralmente enviam o mesmo lote de relatórios para departamentos inteiros ou até mesmo para toda a força de trabalho. E embora esses relatórios provavelmente sejam valiosos para certos tomadores de decisão, eles podem estar perdendo informações que outros membros da equipe precisam para orientar seu trabalho diário ou moldar iniciativas estratégicas.

Portanto, em vez de exigir que os usuários enviem solicitações separadas sempre que quiserem configurar um painel personalizado ou gerar um novo relatório, as soluções de BI e Analytics Self-Service permitem que eles criem seus próprios dashboards. Com as ferramentas de Self-Service certas, os usuários finais podem criar, atualizar e ampliar ou reduzir vários relatórios e visualizações com apenas alguns cliques. Dessa forma, todos podem acessar e apresentar os dados mais valiosos sem esperar que outra equipe crie cada novo relatório, um por um.

5. Escalar seus esforços de BI e Analytics entre departamentos

Quando a solução de BI da sua organização requer conhecimento técnico avançado, sua largura de banda para geração de relatórios e análise de dados depende muito do tamanho de sua equipe de TI. E se o seu especialista interno em análise ficar atolado ou deixar a organização, você sofrerá um impacto significativo na produtividade dos relatórios.   

A boa notícia é que uma ferramenta de BI e Analytics abre caminho para o crescimento do BI e aumenta naturalmente seus esforços de geração de relatórios, colocando o poder da geração de relatórios nas mãos de todos os funcionários , não apenas daqueles com profundo conhecimento técnico.   

Isso significa que seus esforços de geração de relatórios são distribuídos entre as equipes, em vez de depender de um ou poucos colaboradores especializados, protegendo suas operações da rotatividade de pessoal e das restrições de largura de banda e facilitando o dimensionamento de seus esforços à medida que sua organização cresce. 

Se sirva com um BI e Analytics Self-Service intuitível como o TARGIT

Sua solução de BI e Analytics deve ser acessível a usuários em toda a organização, não apenas a uma pequena equipe de analistas.  

Na TARGIT, entendemos o valor combinado de poder e acessibilidade. É por isso que nossa plataforma de ponta a ponta, TARGIT Decision Suite, foi projetada tanto para usuários de negócios quanto para especialistas técnicos.  

Além disso, oferecemos suporte estratégico e orientação desde o primeiro dia de sua implementação para garantir altas taxas de adoção e acessibilidade de dados em todos os níveis do seu negócio. 

Interessado em saber mais sobre a plataforma de BI e Analytics da TARGIT? Solicite uma demonstração personalizada para ver como o TARGIT pode ajudá-lo a colocar insights de tomada de decisão nas mãos de sua equipe.  

Veja também

Faça o teste gratuito do TARGIT Decision Suite

Conheça a verdadeira ferramenta de BI e Analytics Self-Service, baixe e teste a versão de avaliação de 30 dias do TARGIT Decision Suite.