Tecnologia

Cultura de dados: o que é e por que é importante para o seu negócio

Na economia digital em ritmo acelerado de hoje, organizações de todos os setores e regiões estão explorando novas maneiras de otimizar seus negócios e acompanhar os tempos. O impulso para se tornar mais orientado por dados é talvez o mais popular em uma linha recente de tendências relacionadas à transformação digital.

E como as empresas orientadas a dados têm 58% mais chances de exceder suas metas de receita do que seus concorrentes não orientados a dados, não é surpresa que o relatório mais recente de Monitoramento de Tendências de Dados, BI e Analytics do BARC, tenha encontrado como a segunda grande tendência de Business Intelligence (BI) em 2022 a cultura de dados.

O que será abordado?

O que é Cultura de Dados?

Em sua essência, a cultura de dados consiste em centralizar a sua organização em dados precisos e abrangentes (Data Driven). Isso afeta como você gerencia a coleta e a análise de dados, incentiva os diferentes departamentos a usar dados para informar suas tarefas diárias e permite que os executivos criem estratégias orientadas a dados e metas de crescimento.

Estabelecer uma cultura de dados exige que seus funcionários mudem sua mentalidade e processos de tomada de decisão: substituindo sentimentos por decisões baseadas em dados.

A adoção bem-sucedida da cultura de dados depende de mais do que um objetivo de alto nível ou uma declaração de missão inspiradora. Em vez disso, está enraizado no gerenciamento de mudanças em todos os níveis da sua organização. Ao contrário de Machine Learning ou do BI self-service, a cultura de dados não é uma implementação de tecnologia ou solução de software; é um princípio operacional central.

O valor da cultura da empresa orientada a dados

O desenvolvimento da cultura de dados vai além de equipar seus cientistas de dados com as ferramentas mais recentes ou apresentar métricas impressionantes durante as reuniões trimestrais do conselho. Os benefícios de uma cultura forte e orientada a dados têm um efeito cascata em várias áreas da sua empresa, desde o departamento de receita até a equipe de prestação de serviços.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a cultura de dados agrega valor às organizações:

  • O acesso a dados em tempo real permite que os usuários de negócios tomem melhores decisões e também facilitam seu trabalho diariamente. Sem dados, mesmo as perguntas de acompanhamento mais básicas em uma reunião ou apresentação não terão resposta. A cultura de dados ajuda seus funcionários a acessar informações precisas e atualizadas para orientar suas decisões ou procurar oportunidades de melhoria.
  • A democratização de dados vai um passo além do acesso em tempo real, trazendo os dados para o contexto de onde e como os funcionários já trabalham. Trata-se de colocar dados de alto valor nas mãos de mais pessoas, para que essas pessoas possam aproveitá-los de forma eficaz e relacionar seu valor com seus objetivos e prioridades.
  • Uma única fonte de verdade ajuda a garantir que o investimento no desenvolvimento de uma mentalidade orientada a dados não seja prejudicado pela baixa qualidade dos dados. A unificação de dados e relatórios garante que todos trabalhem com as mesmas informações, em vez de executar relatórios díspares que não refletem as métricas mais recentes ou insights entre departamentos.
  • A tomada de decisões informadas aumenta a receita, reduz custos ocultos e melhora a produtividade. As partes interessadas usam relatórios e análises para informar a tomada de decisões, melhorar a previsão e a estratégia e entender melhor como os dados estão sendo usados ​​em vários departamentos.

Desenvolvendo Cultura de Dados com BI e Analytics

Incentivar seus funcionários a adotar os dados é o primeiro passo para desenvolver uma forte cultura de dados, mas sua estratégia não deve parar por aí. Você também precisa garantir que suas equipes tenham as ferramentas, o tempo e os treinamentos necessários para acessar e interpretar esses dados de forma eficaz.

Ao se preparar para implementar uma estratégia de BI ou começar a moldar seu código de cultura orientado a dados, lembre-se de que não existe uma abordagem única para o desenvolvimento da cultura de dados.

Pense em como os dados se relacionam com a missão, visão e valores da sua organização, bem como os serviços e soluções que você oferece. Em seguida, comece a identificar oportunidades para aproveitar os dados ou aumentar a visibilidade dos dados e trabalhe com as partes interessadas para determinar como você comunicará sua nova mensagem a toda a organização.

A chave para desenvolver e manter uma cultura de dados está em deixar seus usuários finais entusiasmados com os dados e motivados a usá-los em suas tarefas diárias.

Comece com os líderes

O gerenciamento de mudanças realmente eficaz segue uma estratégia de adoção de cima para baixo. Para envolver sua equipe na cultura de dados, novas ferramentas de análise ou processos refinados, você precisa de uma equipe de liderança que respalde sua mensagem e seja responsável pela implantação de modelos operacionais orientados a dados para seus respectivos departamentos.

Certifique-se de articular os benefícios operacionais e estratégicos associados a se tornar orientado a dados, atraente para iniciativas de negócios de alto nível e seus funcionários da linha de frente. Esclarecer sua mensagem e trazer os líderes e acionistas a bordo antes de lançar novos processos e soluções aumenta a probabilidade de suas equipes adotarem a cultura de dados e criarem uma frente unida.

Vença a barreira da usabilidade

Se a cultura de dados se concentrar apenas em habilitar seus analistas de dados, não terá muito impacto em sua organização como um todo. Na maioria dos casos, os usuários de BI existentes já possuem as habilidades técnicas para extrair insights de dados e desenvolver relatórios. No entanto, essas habilidades residem principalmente dentro das paredes do seu departamento de tecnologia, o que pode deixar outras equipes no escuro.

A cultura de dados, e a democratização de dados especificamente, tem tudo a ver com derrubar essas barreiras e capacitar até os usuários menos experientes em tecnologia a usar dados e relatórios a seu favor.

Uma plataforma de BI e análise fácil de usar, juntamente com uma forte cultura de adoção de BI, permitirá que os usuários de negócios tenham uma visão clara dos dados de sua organização e ajustem relatórios ou painéis para rastrear as métricas mais importantes para suas principais funções de negócios.

Invista em escalabilidade

Embora a cultura de dados exija mais do que uma única implementação de software, a escolha de uma solução alinhada às necessidades da sua organização é essencial para o sucesso.

Ao considerar suas opções, certifique-se de que sua solução de BI e análise equilibre flexibilidade e escalabilidade. Deve ser fácil de usar e fornecer ROI em tempo hábil, mas deve ter a capacidade de crescer junto com seus negócios e se adaptar às suas necessidades em constante evolução.

Para atingir esse equilíbrio, você desejará desenvolver uma base sólida de BI, priorizando recursos não negociáveis ​​que ofereçam suporte ao gerenciamento de qualidade de dados, governança de dados e experiência do usuário.

As soluções que apresentam painéis personalizados intuitivos, estruturas de relatórios pré-criadas e funcionalidade de análise incorporada são uma parte essencial para fazer sua cultura de dados decolar. Essas ferramentas tornam o BI e a análise muito menos intimidantes. Além disso, eles trabalham com suas equipes, não contra elas, integrando-se às ferramentas e plataformas que já usam diariamente.

Com uma base sólida, você estará bem equipado para viver sua cultura de dados desde o primeiro dia, adicionando novas integrações, fontes de dados e estruturas personalizadas conforme necessário para dar suporte à sua nova equipe de entusiastas de dados.


Na TARGIT, acreditamos que práticas de BI bem-sucedidas colocam o poder dos dados nas mãos de todos os usuários, não apenas especialistas técnicos ou especialistas em dados.

Aproveitamos décadas de experiência combinada no setor para orientar nossos clientes em todas as fases de sua jornada de BI, ajudando-os a desenvolver uma cultura firme baseada em dados que capacita seus usuários finais e oferece resultados comerciais impactantes.

Caso tenha interesse em saber mais a respeito, preparamos um vídeo rápido de usabilidade do TARGIT Decision Suite para você ver como se torna fácil manipular uma ferramenta de Analyitcs e propagar uma cultura de BI por todas as equipes e departamentos da empresa:

.

Quer saber mais?

Veja na prática o TARGIT com um de nossos consultores