Veja como o compartilhamento transparente de dados pode levar seus negócios a um novo patamar. de produtividade e ganho de resultados.

Tecnologia

O valor da transparência de dados: 10 dicas essenciais para melhorar seus resultados

As empresas orientadas a dados confiam em um compartilhamento mais inteligente e rápido para tirar o máximo de proveito de suas informações. Os líderes de hoje precisam usufruir informações valiosas, incutindo uma cultura centrada em dados com ferramentas para permitir a transparência dos dados. Uma mentalidade de compartilhamento de dados ajuda as empresas a transformar todos os processos com maior clareza e tomada de decisão informada. 

Continue lendo para saber mais sobre como as principais empresas estão usando dados para melhorar e crescer. 

A importância da transparência dos dados

Antes de discutir as tendências de compartilhamento de dados, é importante considerar a importância da transparência de dados. Se você está compartilhando dados dentro de sua organização ou externamente, você deve fornecer transparência sobre o porquê as informações são coletadas e como elas serão usadas.

Por exemplo, digamos que você pesquise os funcionários sobre como uma iniciativa específica está indo e peça feedback sobre quaisquer preocupações. A transparência dos dados significaria expressar quem poderá ver os resultados e se as respostas são ou não anônimas. Sem essa informação antecipadamente, os funcionários podem se sentir desconfortáveis em responder.

Além de manter seus funcionários informados, seus esforços de transparência de dados devem estar alinhados com os regulamentos de conformidade de sua localização ou setor, como a LGPD. O compartilhamento de dados não fortalecerá sua empresa se a falta de transparência deixar as pessoas desconfortáveis.

Mantenha sempre seu público e participantes na vanguarda de sua estratégia de compartilhamento de dados. Quando você é direto sobre seu propósito na coleta de dados e como eles serão usados no futuro, as pessoas estão mais dispostas a compartilhar.  

10 maneiras de usar práticas transparentes de compartilhamento de dados para o crescimento dos negócios

À medida que você coleta informações, uma cultura de compartilhamento de dados pode ajudar sua empresa a ser mais eficaz e produtiva. Aqui estão dez maneiras pelas quais o compartilhamento de dados pode melhorar o crescimento da sua organização.

1. Aproveite ao máximo o conhecimento da empresa

O aumento da mudança para locais de trabalho dispersos deixou muitas empresas em dificuldades. Você precisa de uma central de informações onde seus principais dados existam – pronto para o acesso dos funcionários a qualquer momento. As gerações mais jovens acham natural compartilhar dados (e frustrante esperar por respostas).

Com a tecnologia sob demanda de hoje, você pode obter mais de suas informações criando um hub central e fluxos de trabalho de compartilhamento de dados. Uma forte estratégia de compartilhamento de dados pode levar a um business intelligence (BI) avançado.  

2. Padronize as informações

Se cada funcionário está abordando os problemas de uma maneira diferente, a porta está aberta para inconsistências e erros. Essas preocupações só crescerão à medida que sua empresa crescer ou sua força de trabalho se expandir.

Padronizar seus processos e fluxos de trabalho pode ajudá-lo a unir suas equipes e colocar ordem em operações de dimensionamento rápido. Crie diretrizes consistentes sobre como os dados são coletados, onde são armazenados, qual formato é usado e onde são usados para fortalecer suas práticas de transparência de dados.

Time trabalhando pela transparência de dados

3. Forneça suporte a self-service

Você já hesitou em fazer uma pergunta porque tinha medo de ser julgado por ainda não saber a resposta? Quando as empresas têm um portal interno com uma base de conhecimento, os funcionários podem acessar ferramentas de BI de self-service e suporte sob demanda. Não só sua equipe se sentirá capacitada para buscar suas próprias respostas, mas os funcionários seniors terão menos perguntas repetitivas para responder.

Embora a interação humana ainda seja essencial, um banco de dados robusto pode ajudar sua equipe a encontrar rapidamente informações importantes sem prejudicar sua produtividade diária. 

4. Ativar a descoberta intuitiva

Se sua equipe está procurando algo, seus dados devem ser organizados de tal forma que todos possam localizar o que precisam, mesmo que não tenham certeza de que ele existe. A descoberta de dados intuitiva requer um portal amigável e uma abordagem padronizada para o gerenciamento de dados.

5. Aumentar a alfabetização de dados

Para que seus funcionários tirem o máximo de proveito de seus dados, eles precisam ser qualificados e experientes em usá-los. Incentive a alfabetização de dados dentro de sua organização para ajudá-los a entender que tipo de informação eles estão acessando e como aplicá-la aos seus fluxos de trabalho diários.

Reserve um tempo para ensinar os funcionários a navegar em seu portal ou painéis e, em seguida, aproveite suas descobertas em várias funções ou departamentos em toda a organização.

Imagem de um infográfico com 5 dicas extras sobre  transparência de dados
Infográfico sobre transparência de dados

6. Promova a colaboração multifuncional

Operações internas isoladas podem levar a prazos perdidos ou falhas de comunicação. Com estruturas de compartilhamento de dados em vigor, sua equipe pode se comunicar de forma mais eficaz e colaborar em um trabalho estratégico e orientado a dados em todos os departamentos.  

O compartilhamento de dados possibilita fornecer aos clientes suporte informado e uma experiência perfeita de atendimento ao cliente. Além disso, incentiva várias equipes a trabalharem juntas em direção a metas compartilhadas e aumentar a visibilidade das iniciativas orientadas por dados de outros departamentos.

“Não adianta ter informação só para a direção ou só para algum setor, então esse compartilhamento de informação, e a gente entender que a empresa é uma engrenagem e que um setor depende do outro, e que todo mundo tem que ter a informação clara e trabalhando pelo mesmo objetivo, tem que ser nesse nível, se não a gente não chega no resultado esperado.”

–  Andres forte, Diretor Administrativo da Uniagro.

7. Concentre-se na precisão para construir confiança

Você precisa confiar em seus dados se quiser usá-los para informar decisões.  De acordo com o Gartner, apenas 5% das organizações identificam e usam corretamente fontes de dados confiáveis.  

Use a discrição para garantir que apenas os dados da mais alta qualidade sejam compartilhados entre sua equipe. Você pode prejudicar o processo de confiança se as pessoas duvidarem dos dados incluídos em seu portal. Construa confiança comprometendo-se com a transparência dos dados e seja seletivo sobre as informações que você coleta, usa e promove.

8. Comece a trabalhar em rede com Data Lakes

As empresas estão cada vez mais procurando maneiras de usar os dados para formar relacionamentos mais fortes com outras empresas, fornecedores, partes interessadas e clientes. Uma das maneiras pelas quais sua organização pode transformar dados em um ativo compartilhável é por meio de “data lakes“, criando bancos de dados compartilhados entre sua empresa e parceiros selecionados.

Há um enorme valor em compartilhar dados precisos e perspicazes com sua rede. De fato, o mercado de data lakes é estimado em um valor de US $ 3,74 bilhões e espera-se que cresça a uma taxa rápida de 29,9% nos próximos cinco anos.

Sendo mais produtivo com transparência de dados

9. Utilize a lei da troca equivalente

Consumidores, clientes, fornecedores e parceiros geralmente estão dispostos a desistir de certas informações em troca de uma oferta de valor equivalente. Se você quiser colocar seus leads em uma lista de contatos ou entender mais sobre o porquê alguém está em seu site, você deve oferecer um valor equivalente.

Obtenha acesso a informações úteis entendendo a natureza de dar e receber do compartilhamento de dados. Por exemplo, ofereça um guia ou e-book em troca de informações pessoais. Seja sempre transparente ao pedir dados – entregue o valor que você promete e seja responsável com as informações coletadas.

10. Ofereça soluções sob medida

Você também pode configurar portais para atrair diferentes grupos de usuários. Os portais permitem que você compartilhe dados adaptados aos fluxos de trabalho de um departamento, segmento de cliente ou conjunto de parceiros específicos. Ao criar um portal para cada público, sua organização pode oferecer diferentes formas de suporte orientado a dados para diferentes tipos de usuários.

Uma abordagem personalizada para o compartilhamento de dados permite clareza para aqueles com acesso aos seus dados. Aumente a produtividade de suas equipes colocando dados relevantes e de alto valor na ponta dos dedos e eliminando o excesso de desordem nos painéis e relatórios com os quais interagem todos os dias.

https://targitbrasil.com/o-valor-da-transparencia-de-dados/
infográfico mostrando as 5 dicas ditas acima sobre transparência de dados

Habilite a transparência e o compartilhamento de dados com o TARGIT

Você está pronto para fortalecer seus negócios com uma abordagem responsável e transparente em relação ao compartilhamento de informações? A TARGIT pode ajudar.

Nossas soluções de gerenciamento de dados fáceis de usar podem ser implementadas sem integração ou tempo de treinamento. Podemos ajudá-lo a transformar seus insights em dados úteis para capacitar sua organização.

Construa uma cultura robusta baseada em dados comprometida com a transparência com o TARGIT. Fale com a nossa equipa para solicitar a sua demonstração. 

Veja também

Como escolher a ferramenta certa de geração de relatórios e visualização de dados

Saiba mais