Tecnologia

BI Empresarial VS Data Discovery

O que é e qual é a melhor solução para o seu negócio?

Quando você para e analisa os fornecedores de Business Intelligence e Analytics no mercado, parece que todos ofertam o mesmo produto, e caso você tenha a disposição – e tempo – de comparar suas diferenças dentre a imensidão de ofertas existentes no mercado, isso com certeza virará uma análise muito técnica e confusa.

Geralmente a maioria das ferramentas de BI permitirão:

A Visualização de Indicadores-Chave de Performance (KPI), dispostos em painéis com dados dinâmicos;

O Compartilhamento de informações e insights para toda a organização por meio de dashboards e relatórios (ad-hoc e por agendamento);

A Governança de dados transparente que permitirá que as informações certas sejam direcionadas às pessoas certas (e as informações confidenciais não sejam expostas ao público errado);

Comparações (parâmetros de referência) de todos os aspectos do negócio;

Notificações automáticas quando limites críticos forem atingidos, ajudando os colaboradores a iniciar os processos certos no momento adequado, do nível estratégico ao operacional.

Parece que essas plataformas de BI são muito parecidas, porém ao analisá-las detalhadamente, há grandes diferenças entre elas. Normalmente, elas se encontram em duas categorias distintas:

  1. Fornecedores de Descoberta de Dados, ou Data Discovery 
  2. Fornecedores de BI Empresarial

Qual é a diferença entre as duas?

Data Discovery

São ferramentas Analíticas utilizadas para a criação de Dashboards rápidos baseados em fontes de dados ad-hoc, ou seja, o usuário cria suas próprias análises, cruzando dados avulsos, como planilhas de Excel ou conecta rapidamente os seus sistemas na plataforma, sem vincular esses dados a um Data Warehouse. Isso proporcionava uma maneira muito ágil de trabalhar com BI, mas também pode gerar um caos quando implementado em uma grande organização, pois esses dados não são padronizados justamente por não serem vinculados a um Data Warehouse. O foco do Data Discovery é velocidade em criar análises específicas e na autonomia individual, já que o usuário não passa por métodos burocráticos para criar as suas análises e pode fazer por conta própria. É o chamado “Exército de um homem só”, realizando a prototipação com velocidade máxima. Uma ferramenta conhecida que se originou como tal é o próprio Power BI.

BI Empresarial

Lembra que falamos do Data Warehouse? Como o nome já diz ele é o “Armazém de Dados”, e no processo de BI Empresarial os dados são cruzados e filtrados nesse Armazém para que toda a organização tenha informações padronizadas. Diferentemente do Data Discovery, onde os dados são avulsos e as informações são manipuladas individualmente, o BI Empresarial é pensado para alcançar os cantos mais distantes da organização como uma solução abrangente e com uma função administrativa central.

Com os dados padronizados para toda a organização, as informações compartilhadas são mais confiáveis, algo essencial para uma empresa robusta, evitando um “telefone sem fio” dos dados entre os colaboradores e os departamentos. Um BI Empresarial também presa pela Governança de Dados, garantindo o compartilhamento de análises de forma segura e controlada. O TARGIT inicialmente foi pensando exclusivamente como uma solução de BI Empresarial.

Mercado de BI atual

Hoje em dia o mercado de BI se encontra em uma movimentação em busca de dar flexibilidade para o usuário final, onde as ferramentas que nasceram com foco em velocidade, com o Data Discovery, estão caminhando cada vez mais para o lado do BI Empresarial, enquanto as ferramentas de BI Empresarial estão adotando recursos de Data Discovery no seu portfólio.

BI empresarial e Data Discovery em gráfico

Como é o caso do Power BI que teve que mudar na direção oposta. Recursos empresariais de compartilhamento e governança foram adicionados à ferramenta original de “um homem só”. Isso aconteceu em alta velocidade. Conceitos diferentes de compartilhamento – grupos, pacotes de conteúdo, aplicações e outros conceitos – rapidamente se substituíram nesse processo.

O Power BI forneceu opções de governança para os clientes que vivenciaram o caos ao tentar implementar o Power BI em uma escala maior. Algumas dessas opções de governança foram realizadas no gerador de relatórios, já outras na administração de usuários e, muitas vezes, exigiam codificação.

Já a transição do TARGIT não foi tão difícil. Já tínhamos uma ferramenta madura, rica em recursos, que precisava da capacidade de adicionar fontes de dados ad-hoc e combiná-las como um complemento ao Data Warehouse válido e bem-organizado, que ainda é a base de praticamente qualquer implementação de BI bem-sucedida. Proporcionamos mais agilidade e liberdade sem comprometer a estrutura de segurança padronizada já existente.

Qual é o melhor?

Não há certo e errado ao buscar uma ferramenta de BI, seja Data Discovery ou BI Empresarial, o que vale é a ferramenta que solucionará os problemas e necessidades da sua organização da melhor forma, mesmo que muitas delas se assemelhem, cada uma surge com suas especialidades e com foco em solucionar questões específica. E fique atento , ao escolher uma plataforma de BI ideal para sua empresa, não leve em conta somente do que cada uma é capaz de fazer, mas também estabeleça um plano de implementação do BI junto com o fornecedor para ter um projeto bem sucedido e bem disseminado para toda a sua empresa.

Veja também

 As 4 armadilhas ao implementar uma solução de BI & Analytics